Colírios…

Para quem sempre enxergou muito bem, lidar com a perda progressiva da visão pode ser complicado. Como estamos cada dia mais longevos, é natural que essas intercorrências típicas da idade apareçam com mais frequência. 

A catarata por exemplo, seja por alguma doença associada, seja por excesso de Rx; ou por alterações da camada de ozônio, está cada vez mais comum. Nada muito complicado a não ser pelo fato de o paciente precisar ficar a mercê de quem o ajude e tenha paciência para pingar colírio de tempos em tempos.  E depois de umas semanas atribuladas, o paciente volta a enxergar muito bem e fica feliz da vida!

Conversando sobre o assunto com Helena, lembrei-me de uma situação muito curiosa.

Tenho um cachorro grande, um Rottweiler do bem, que faz uns anos precisou ser operado das pálpebras – (entrópio) – quero dizer; os cílios roçavam os olhos e causavam úlceras de córnea, que são muito dolorosas e podem levar à cegueira. 

A cirurgia do Haus correu bem, mas no pós operatório lá fui eu pingar colírio de tantas em tantas horas.

Levava uns biscoitos e a “arma” – o colírio.

Mandava o bruto sentar; e ele obedecia. Dava o comando: – Olha – e mostrava o biscoito. Ele, estático, de olhos no biscoito, aguardava o próximo passo – ganhar o petisco. Então eu pingava as gotas. De um lado e depois do outro. E em seguida entregava o biscoito.

Mas, em poucos dias ele aprendeu mais uma manobra:

Quando eu dizia – olha – em uma mão  o biscoito e na outra  o colírio, ele olhava direitinho… mas fechava o olho da vez para o colírio! 

Cachorro esperto…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s