Intolerância à lactose

Os mamíferos são da classe Mammalia e sua característica fundamental é terem glândulas mamárias para alimentar suas crias. Suas crias. Cada espécie com seu jeito. Por exemplo, as vacas – alimentam o bezerrinho e se forem de boa genética, se forem bem tratadas e estimuladas podem alimentar muita gente e render bons dividendos para seu dono. As cabras, búfalas e em menor grau as éguas também podem produzir em quantidades suficientes para os filhotes e para serem comercializadas em uma indústria extensíssima de produtos derivados do leite. Como é bom degustar um queijo de Minas, uma coalhada, um chocolate quente!

Perto de nós também estão as gatas, as cadelas e as porcas. Todas estas com muitas tetas e uma prole em geral generosa.

   

Durante meus estudos de Medicina Veterinária aprendi algumas pérolas de deixar qualquer leigo boquiaberto. Como é bela a natureza!

Os bacorinhos, por exemplo, são chamados pela mãe e devem estar junto dela mamando durante os próximos quinze minutos, porque depois disso não haverá mais leite, somente horas depois. Talvez por isso não exista leite de porca à venda… Alguém já experimentou? 

Os bezerros, que também são herbívoros e ruminantes, têm um “estômago” de alta complexidade.

Durante os meses de aleitamento, quando os filhotes se colocam para mamar, esticam o pescoço para alcançar o úbere da mãe e é isso que retifica o caminho e dirige o leite  para a câmara apropriada, onde ocorrerá a correta degradação da bebida, com seus açúcares – as lactoses; e suas proteínas de elevado valor biológico.

Entretanto a lactase, enzima que degrada os açúcares, é produzida pelos mamíferos especialmente durante os primeiros meses, depois vão diminuindo.

Por isso tanta gente tem intolerância a lactose. Não fomos feitos pra mamar em plena idade adulta!

Por outro lado, talvez não tivéssemos nos desenvolvido tanto como espécie sem esse aporte proteico de fácil acesso e digestão. 

Além das delícias, claro – o doce de leite, os bolos, os mingaus.

Somos privilegiados por termos tanto! 

Por isso, quando chegar a hora e não pudermos mais administrar a lactose, ao invés do leite, vamos embora tomar os vinhos, mais “veganos”, deliciosos, e que tem o poder de nos fazer esquecer o leite materno que perdemos.

3 comentários sobre “Intolerância à lactose

  1. Como diz o Edmur, que mamou ate os 4 e que bebe meio litro de leite, porque todas as criancas atualmente são alergica ao leite, nao somos mamiferos???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s