Memórias 1

– Acabou a comida? Sirva o doce!

Era assim que minha mãe dizia em uma lição de humildade; sabia dos seus limites, mas não era de se abater. Porque com aquela penca de filhos – e cada um bastante complexo em sua essência – tudo que poderia fazer era seguir trabalhando um dia depois do outro. Lidava com tudo. E ao mesmo tempo em que varria a sala, (depois do jantar que ela havia feito para todos, depois de tirar a mesa, depois de lavar a louça e guardar tudo seco), chamava por um de nós:

– Fulano, vá buscar a fruteira, e você, vá para o quarto estudar que não quero ver nenhuma nota vermelha em seu boletim!

E quando finalmente ia descansar, meu irmão mais novo esmurrava a porta de seu quarto, trancado a chave, (desde que ela considerou que dormia entre dois homens, porque a essa altura, com cinco anos, o menino era mesmo um homenzinho). Por ser o caçula, o neném, desfrutou desse privilegio bem mais que nós outros, que –  ela também dizia:  “Assim que nasce o rebento, o mais velho escorrega do colo para a barra da saia”.

Minha mãe era dotada de uma energia sem fim, e vê-la trabalhar o dia inteiro carregando as pernas coalhadas de varizes, era ao mesmo tempo instigante e  desolador. E eu, preguiçosa ao doze anos, tratava de fugir de seu campo de visão para evitar que por acaso me descobrisse e me desse uma tarefa qualquer para fazer.

Mas o que eu mais desejava era ficar ao lado dela, receber carinho, conversar à toa, como fizemos tantas vezes depois ao longo de minha vida adulta.

Lembro-me da surpresa que tive quando depois que ela foi operada e se livrou das varizes, surgiu no corredor escuro, varrendo, de costas para mim e contra a luz, quando pude avaliar suas lindas e finas pernas em plena labuta.

(continua)

Um comentário sobre “Memórias 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s