Memórias 3

Meu pai era o filho mais velho de minha mãe. Por ser muito sensível e frágil, dependia dela emocional e fisicamente e ela em geral ficava entre ele e nós, servindo de filtro, a impedir que nossas brincadeiras e brigas de criança e adolescente atrapalhassem seu descanso.

– Fale baixo; seu pai está deitado.

Talvez por saber que o sono dele era agitado e irregular, a não ser quando bebia demais, não dizia que ele estava dormindo, apenas descansando. E quando chegava muito alcoolizado e ia direto para o quarto ela resmungava a título de desculpas pela falta de educação conosco:

– Ele está de caco cheio!

Mas na hora de dormir, quantas vezes passei em frente a porta de seu quarto e os ouvi arrulhando, e rindo um para o outro. Nessa época também pensava que a bronca era comigo; o que teria feito de errado para ele passar por mim sem chamar:

– Ó, Lumumba, cabeça de bagre!

Eu adorava aquele jeito de ele mexer comigo e dar um teco em meu cocuruto. Porque conosco ele era muito econômico em demonstrações físicas de afeto. E dm relação ao seu colo era ainda mais parcimonioso. Mamãe às vezes entregava um bebê a ele que segurava uns instantes e em seguida chamava já entregando:

– Elvira, toma aqui!

Mas era um homem bom, a sua maneira, complacente e receptivo aos nossos pequeninos problemas. Problemão mesmo era quando mamãe pedia que nos ajudasse com as lições de matemática. Pobre do menino que tivesse que ouvi-lo explicar com voz pausada, baixinho e seríssimo, as fatorações da vida. Eu tremia. Tratava de aprender no colégio mesmo para não ter que depender da explicação dele, que era muito correta mas enérgica.

Em compensação passamos muitas horas declamando poesia um para o outro, depois do jantar. Ele sabia que eu gostava de ler e de escrever então me estimulava.  Acho que o ar sisudo que adquiria quando precisava colocar os óculos para ler os números da aritmética me deixava confusa, então saber de cor algumas poesias era muito bom!

continua…

3 comentários sobre “Memórias 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s