Depressão

Sobre o casarão, nuvens densas, cinzentas, baixas. O céu inexistente, sol apagado. Quando entro sinto, pressinto, a tristeza infinita, e os pequenos seixos frios e inúteis parecem cravados,  enervados e imóveis pela terra do jardim. A casa toda está fria, escura, silenciosa. O cachorro levanta para mim seu olhar aflito, depois deita as mandíbulas sobre as patas dianteiras e me segue com os olhos, até que entro pela porta da cozinha. Frio… Do quarto do casal, a escuridão redobrada e o silêncio, a dor faísca como um coração que bate tum,tum,tum.

Preparo o café e ponho a mesa para ele, que sorve a bebida devagar, cabeça baixa. Pego a vassoura, os panos, o lustra-móveis; abro as janelas da sala, ventilo e limpo cada canto, e cada canto está sujo ainda, e triste, ausente. Há sombras e mais sombras sobre as sombras, nenhuma luz emana do quarto dolorido, trágico.

Volto aos meus panos, e respiro procurando calma e a solidariedade que posso oferecer. Depois de dezoito anos a conviver com essa tragédia anunciada e com previsão de tempo para acabar, aceito o inverno, o inferno. E assim continuo, varrendo e varrendo, todos os dias, sem descanso.

Então, em uma manhã qualquer, quando abro o portão, o cachorro abana o rabo numa felicidade muda. A mesa do café já está posta e o café gorgoleja na cafeteira elétrica. Enfim!

Ela está fora do quarto, magra, abatida, mas há uma gota que brilha em seu rosto. Está muda mas posso ouvir: ” Agora está tudo bem!” E dia após dia, ela só melhora. É como se subisse a escada do porão em direção ao sótão. Umas  semanas depois, ao entrar pressinto a risada cristalina e fácil. Ela está de volta! Ela está viva e alegre. Ela se diverte.

Pego a vassoura e os panos e agora toda sombra se transforma em luz e há penumbra; há detalhes de cor antes tão esmaecidos.

Vou varrendo e varrendo, mas agora estou também muito feliz.

2 comentários sobre “Depressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s