A busca

Nos tempos passados, nos despedíamos dos colegas com um “boa noite”, ou um “até amanhã”. O dia seguinte era mesmo o dia seguinte. Quando as férias chegavam, sumíamos uns dos outros, um mês ou dois, ou três… Na volta à escola, depois do carnaval, acontecia de não revermos alguns, aqueles que mudaram de colégio, ou de cidade, ou de país; enfim, de vida. Naqueles casos, a separação era  para sempre.

Trinta anos depois, ou mais, às vezes me lembro de alguns destes que perdi de vista. É certo que ao envelhecer a gente se lembre melhor dos fatos passados. Quando estou escrevendo, e alguma reminiscência ativa a imagem da Cláudia, por exemplo, paro de escrever e começo a pensar: Onde andará a Cláudia? E a Soninha? E o Bueno? De chofre, miríades de memórias brilham, não sei se é saudade, ou mania de olhar para trás, porque o atrás é mais extenso do que o que me aguarda pela frente. Talvez tenha a ver com já saber de minha história passada. Isso me dá segurança, nada vai mudar, sei o que esperar de minhas lembranças, ou não as lembraria.

Hoje é possível procurar pelo nome das pessoas nas redes sociais; se a gente se recorda do nome completo, tem muita chance de encontrar alguma notícia. Ou muitas. Será que estão bem? Ou velhas; mas não estamos todos? Foram felizes, são, ou estão prestes a serem avós?

Assim, pensando em uns e outros, vou tecendo novas cadeias de histórias e crio as tramas dos próximos textos. Só preciso daquele piscar de luz para criar uma pessoa inteira, uma saga inteira. Não preciso de redes sociais…

Mas mesmo assim, ainda procuro, e procuro e procuro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s